segunda-feira, 29 de abril de 2013

Guia de iniciação DIY ( por shigas)

olá amigos

Com o intuito de auxiliar os estudos sobre DIY..deixo aqui um texto /tutorial feito e bolado pelo nosso amigo shigas ( e-cig.forumbrasil.net e papovaper).

Esse tutorial foi postado pelo amigo Shigas, nos fórum citados acima e serviu de muito ajuda para iniciantes em busca de informações de como iniciar a carreira no mundo DIY.

======================================================================





*CONSIDERAÇÕES e CUIDADOS INICIAIS *
Gostaria de frisar que antes de começar a fazer seus líquidos, deve-se prezar pela Segurança em primeiro lugar, tendo todo o cuidado com o manuseio de bases de nicotina e escolhendo um local calmo, limpo, arejado e livre de crianças ou animais domésticos. Todos os insumos (inclusive e-juices prontos) devem ser armazenados em local seguro, fresco(seco), sem luz e fora do alcance de crianças.
A princípio, para este “guia”, utilizarei somente bases de nicotina PG a 36 mg/ml. Após muita prática, atenção e experiência, você pode utilizar bases de nicotina com outras dosagens.






- Sistema de Medidas -
A utilização do sistema de gotas é polêmico, pois cada um acha que 1 ml de um líquido tem x gotas... Eu diria que tudo depende do que está usando(VG, PG, essência, tipo de frasco, tipo de bico, etc.). Ficaríamos dias discutindo sem chegar a uma conclusão lógica a respeito.
Embora, a maioria dos iniciantes em DIY comecem com as suas primeiras experiências utilizando gotas (eu fui um deles também...rs), atualmente, prefiro utilizar sistemas de medição mais confiáveis, como seringas (ou até mesmo pipetas). Receitas de e-juice com o sistema de gotejamento (gotas) não são muito confiáveis, devido às diferenças de viscosidade dos “ingredientes”(PG,VG, essências,etc.), dos bicos de frascos utilizados para as medições e outras variáveis, pois as proporções(%) desses ingredientes consideradas por este método (gotas) ficam comprometidas ao tentar repetir a receita aumentando-se(ou diminuindo-se) a quantidade final de e-juice produzida.
Esclarecendo: Ao se fazer 5mls de e-juice no sistema de gotas, é bem possível que você não consiga repetir a mesma proporção(%) de cada ingrediente e conseqüentemente, não obtendo o mesmo resultado para 10 ou 20 mls do mesmo e-juice pronto. Essa diferença ocorre principalmente em e-juices em que se usa mais de uma essência.
Portanto, na medida do possível, convém a utilização de recipientes com medidas confiáveis, mesmo para líquidos feitos em quantidades menores, pois dará maior confiabilidade às proporções de cada receita concluída no caso de modificar a quantidade total do e- juice a ser produzido posteriormente.
Se optar pelo sistema de gotas em todos os seus e-juices DIY, lembre-se que deve repetir a quantidade final a ser produzida também.
No início, com o sistema de gotas, faça quantidades “redondas”(10 ou 20 mls.), lembrando de anotar as respectivas proporções (%) de cada ingrediente utilizado, salvo exceções em que se utilize algum complemento(Ex.:Diablo Loco, Bitter Wizard, Flash, Magic Mask, etc.) que são utilizados em gotas mesmo, dos quais entrarei em maiores detalhes posteriormente, e depois tente com quantidades maiores utilizando as seringas(ou pipetas).






* MATERIAIS *
 

- Luvas de látex descartáveis;
- Máscara descartável;
- Óculos de Segurança;
- Frascos diversos com bico gotejador de 3mls, 5 mls, 10 mls, 20 mls, 60 mls, 100 mls
para preparação e/ou armazenamento de seu e-juice
Podem ser adquiridos em casas de essências ou em alguns sites como
http://www.healthcabin.net/index.php?main_page=index&cPath=1057_1059
http://www.heaven-gifts.com/gallery-147.html
http://www.yovapeo.es/yovapeo/c165307/materiales-brico-liquid.html

- Seringas descartáveis
3 mls, 10 mls, 20 mls e 1ml(para insulina)
Encontradas com valor mais accessível em lojas de material cirúrgico/ortopédico
ou
- Pipetas e/ou provetas diversas graduadas(de preferência, de vidro)
Encontradas em casas de essências ou em lojas especializadas.







* “INGREDIENTES”*
 

- PG (Propileno glicol – grau USP)
É um álcool ótimo condutor de sabor. Existe uma variação chamada PEG-400(Polipropileno Glicol) que é utilizado para usuários alérgicos ao PG.
Pode ser adquirido em casas de essências, farmácias de manipulação ou em alguns sites como
http://www.nicvape.com/store/c/22-PG-Propylene-Glycol-.aspx
http://www.rtsvapes.com/category_s/48.htm
http://www.healthcabin.net/index.php?main_page=index&cPath=1057_1064
http://www.yovapeo.es/yovapeo/c179772/complementos.html
http://www.mixdasessencias.com.br/cosmeticos/materias-primas/propilenoglicol-1000-ml

- VG (Glicerina Vegetal bi-destilada – grau USP)
Líquido viscoso, ótimo produtor de vapor, porém péssimo para conduzir sabor.
Pode ser adquirido em alguns sites como
http://www.nicvape.com/store/c/23-VG-Vegetable-Glycerin-.aspx
http://www.rtsvapes.com/category_s/46.htm
http://www.mixdasessencias.com.br/cosmeticos/materias-primas/glicerina-bidest-usp-1000-ml

- BASE NICOTINA (PG ou VG) ou Unflavored nicotine e-liquid
- Atenção! Tome cuidado ao manusear as bases de nicotina!
Alguns sites:
http://www.rtsvapes.com/category_s/42.htm
http://www.nicvape.com/store/c/20-Unflavored-Nicotine-Liquid.aspx
http://www.yovapeo.es/yovapeo/c179772/complementos.html
http://www.heaven-gifts.com/product-279.html

- ÁGUA DESTILADA (ou VODKA)
Utilizada para diluição, principalmente do VG.

- ESSÊNCIAS(ou flavorizantes)
Apesar de ter utilizado algumas essências nacionais (Mix, Arcolor, etc.) no início, atualmente não perderia meu tempo com elas e começaria com produtos de bons fabricantes estrangeiros.
Existem vários fabricantes de essências para esta finalidade e segue abaixo alguns, que considero bons fornecedores de essências.
http://shop.perfumersapprentice.com/c-54-professional-diy-flavors.aspx
www.flavourart.it
http://www.inaweraflavours.com/en/7-e-flavours
http://www.totallywicked-eliquid.co.uk/products/electronic-cigarette-flavourings-products.html

- COMPLEMENTOS
São substâncias ou fórmulas prontas para obtermos ou alterarmos o sabor e sensações do e-juice DIY a ser produzido com o vapor. É o “É o amooooor....” do seu e-juice...rsrs
Citarei alguns exemplos e respectivos efeitos (fontes:Poseidon/Newer/Karakuta):
FA AAA Magic Mask – Utilizado para remover o sabor ácido de alguns juices, sem mudar o seu Ph;
FA Bitter Wizard flavor – Remove o adocicado do PG/Vg de alguns sabores de tabaco;
FA Vape Wizard – “Arredonda” (equilibra) o sabor do e-juice principalmente nas receitas em que se faz um Blend com mais essências;
TW Diablo Loco – Deve-se utilizar com muito cuidado e atenção (diluição), pois “apimenta”/incrementa o juice, inclusive aumentando o “kick” (vide: http://e-cig.forumbrasil.net/t1699-review-diablo-loco-18-mg-decadent-vapor?highlight=Diablo+Loco );
TPA ACETYL PYRAZINE 5 % - “Potencializador” de alguns sabores secos como nozes, pipoca ou milho;
TPA Koolada – Efeito “Gela-goela”.
Entre outros....

O QUE É UMA RECEITA DE E-JUICE?
Considera-se uma receita de e-juice, qualquer e-líquido que for obtido a partir da utilização parcial ou total dos “Ingredientes” acima mencionados com as proporções (%) utilizadas de cada ingrediente de forma confiável.
A utilização de líquidos prontos, embora sirvam de aprendizado para manipular proporções e “cortar” dosagens de nicotina desses e-líquidos industrializados, são consideradas misturas e/ou experiências, pois teria que se saber a correta formulação dos mesmos para que se considere uma “Receita de e-juice”.

PREPARATIVOS PARA FAZER O E-JUICE
Acho que considerações a respeito da Segurança nunca são demais, não?
Esqueceu do que se trata??? Então leia “Considerações e Cuidados Iniciais” novamente!

1º) Definindo o sabor do seu e-juice
O importante é a sua intenção. Estabeleça um objetivo... Ex.: “Ah... quero fazer um juice de tabaco com canela bem doce” ou “- Quero fazer um líquido somente com Morango...”... escolha os ingredientes e vá em frente.... Aconselho a começar com formulações mais simples no início e depois vá experimentando com o acréscimo de mais ingredientes. Depois, o que vale é a sua criatividade também...

2º) Definindo a proporção dos ingredientes
Primeiramente, escolha a proporção(%) de PG/VG que deseja no seu líquido(80PG/20VG, 70PG/30VG, 50PG/50VG, etc.), pois a partir dela é que você vai definir a quantidade de outros ingredientes a serem utilizados em sua Receita.
Depois defina a quantidade(%) de essência(s) fazendo uma breve e pesquisa com outros bons usuários Diyer´s, pois, embora o gosto seja muito pessoal, algumas receitas de e-juices simples já estão disponibilizadas por usuários mais experientes.
Pessoalmente, costumo considerar o percentual de alguns complementos como Sweetner e Cotton Candy, Koolada, entre outros, em minhas receitas. Alguns consideram gotas mesmo. Nesse caso, vai de cada um...

3º) Cálculos de proporções
Efetue os cálculos, lembrando que a maioria dos flavorizantes tem base PG, portanto deve-se incluí-los no cálculo da quantidade de PG final. Pessoalmente gosto de trabalhar com bases de nicotina 100% PG, pois facilitam no cálculo final também.
Pode-se utilizar bases de nicotina VG*, se preferir, lembrando de incluí-lo no cálculo da proporção do ingrediente correspondente(no caso, VG).

(*)OBS: Muita atenção nesse caso, pois algumas bases VG comercializadas são 75%VG/25%PG e não, 100% VG. Informe-se adequadamente em relação a essa proporção junto ao fabricante, para não haver erros de proporção durante a produção do seu e-juice.

4º) Preparativos
Separe todos os ingredientes e materiais que irá utilizar, num local limpo(livre de resíduos) e estabeleça uma seqüência para utilizá-los.


Neste exemplo, vou fazer um e-juice com ingredientes bem simples.
Fazendo 6 mls de um e-juice de tabaco “M/Type”(TPA) a 9 mg/ml na proporção 70/30(70%PG/30%VG)

Ingredientes:
Base nicotina 100% PG 36mg
Essência TPA M/Type
PG
VG

A)Cálculo de quantidade de base de nicotina(ATENÇÃO!!):
Se quero fazer 6 mls de um líquido com 9 mg/ml, o cálculo é o seguinte(Regra de 3 simples):
(Base nic) -------Nic 36 mg/ml ------> 6 ml ---- (quantidade final)
(Dosagem final)---Nic 9 mg/ml -------> x -------(quantidade de base nic.) obtemos que

36x=54 ---->x =1,5 ml , ou seja, vou utilizar 1,5 ml de base nic PG 36 mg
Já sei que dentro de minha proporção de PG, esses 1,5 ml da minha nicotina farão parte da quantidade de PG(ou 25% do total de 6 ml);

B)Cálculo de quantidade de essência(flavorizante):
Como quero que minha essência faça parte de 5% do meu juice
(quantidade final)-------6 ml --> 100% --- (percentual total)
(quantidade essência)---x------> 5% ----- (percentual essência) , obtemos

100x=30 --> x = 0,3 ml da essência
Soma-se este valor à quantidade de PG também (ou 5% do total de 6 ml).
Como a quantidade da essência é pequena(0,3 ml... não confunda com 3 ml!), costumo utilizar uma seringa de insulina, para garantir maior confiabilidade na quantidade medida.

C) Cálculo de quantidade de PG:
Bem... Se eu já sei que dos 70%PG que desejo obter no final, 30% de PG já são a Base de nicotina e a essência(25% e 5% respectivamente), temos que calcular os 40% de PG restantes:
(quantidade final)-----6 ml --> 100% --- (percentual total)
(quantidade PG)-------x------> 40% ---- (percentual PG restante) , obtemos

100x=240 --> x=2,4 ml de PG puro a ser acrescentado.

Somando-se
2,4ml (PG)-40%
1,5 ml(Base nic.)-25%
0,3 (essência-5%
têm-se 4,2 mls, que representa 70% de nosso e-juice final(6 ml) de 70%PG/30%VG.

D) Cálculo de quantidade de VG:
Agora fica fácil, pois o restante é o VG(!!!)
(quantidade final)-----6 ml --> 100% --- (percentual total)
(quantidade VG)-------x-----> 30% ---- (percentual VG ) , obtemos

100x=180 --> 1,8 ml de VG puro.
Somando-se todos os ingredientes (na ordem), temos ( 1,5+0,3+2,4+1,8 ) os 6 ml !!!

Adicionando os ingredientes:
Muito já se falou na ordem em que você deve colocar os ingredientes. Eu tenho o hábito de colocar tudo o que é PG primeiro e adicionar o VG somente no final, salvo exceções em que a base de nicotina é VG(75%VG/25%PG).
Agite bem o frasco, de forma a misturar bem os ingredientes e deixe seu e-juice “descansar”.

E) Escrevendo a Receita
Escolha o nome do seu e-juice, colocando a proporção PG/VG e a dosagem de nicotina do líquido, a quantidade total (em ml) e em seguida informe a quantidade(proporção%) e o nome da cada ingrediente utilizado de maneira a ser aproveitado posteriormente com clareza por você e por outros Diyer´s.
Ex.:
M/Type 70PG/30VG 9 mg
(Receita para 6 ml)
1,5 ml (25%) base nic 100%PG 36mg
0,3 ml (05%) TPA M/Type
2,4 ml (40%) PG
1,8 ml (30%) VG



*CALCULADORA PARA E-JUICES*
Existem algumas calculadoras muito eficientes para fazer e-juices sem que tenhamos que nos preocupar com esse monte de cálculos(rsrs). Pessoalmente, eu gosto e utilizo o software “E-juice me Up”, que pode ser baixado no seguinte link:
http://ejuice.breaktru.com/ (Free Software-Download)


“STEEPING”(descanso)
Talvez esta seja uma das partes mais complexas na arte do elaborar bons líquidos e receitas DIY.
Embora para alguns usuários seja um assunto polêmico, a maioria dos líquidos DIY deve se sujeitar a um tempo para que ocorra a “maturação”. Não há um tempo correto e nem regras específicas. Tem líquido que pode ser vaporado após algumas horas do preparo, como têm outros que podem demorar mais de 30 dias. Depende muito da formulação utilizada. Ou seja, descubra o tempo de maturação do seu e-líquido antes de passar a Receita para alguém.
Aí é que está uma das questões que também caracteriza um bom Diyer... além de elaborar uma boa “receita” de e-juice, saber e determinar também o tempo correto de maturação do mesmo.
O que ocorre muitas vezes é que o usuário acha que uma receita com sabor fraco com 1 ou 2 dias e resolve adicionar mais essências, sem aguardar o tempo de maturação. Após uns 10 dias, o líquido pode estar com o sabor completamente diferente do início e com a adição posterior de essências pode estar péssimo (ou não...rs) para vaporar ou também pode demandar mais(ou menos) tempo para maturação... Complexo isso não?
Tem que ter paciência...

Assim como em e-juices industrializados, cada usuário tem seu(s) gosto(s) e preferências. Nem sempre as essências vêm com o aroma/sabor que se espera. Junte seu gosto à sua criatividade e torne-se um bom Diyer.

Bom vapor e alquimia a todos!
========================================================================

Méritos e agradecimentos ao autor deste tutorial.
Obrigado Shigas!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário