segunda-feira, 29 de abril de 2013

tutorial de alquimia (DIY)

olá amigos

Outra fonte de informações sobre DIY.

Esta compartilhada pelo amigo psmorales(e-cig.forumbrasil.net e papovaper)

=========================================================================

Tutorial de Alquimia - Parte I-------------------------------------------------- ------------------------------

Tutorial de Alquimia feito e doado por Miguel Angel López Morillo. (Quilmos)



O trabalho do Alquimista: BASE PARA TODOS

Há algum tempo tenho pensando em fazer um mini-tutorial sobre os conceitos básicos na preparação e-líquidos.

A quem se destina?
Aos que acabaram de chegar e recebem um mundo de informação com tantas palavras difíceis, rss

Minhas razões são várias:

- Eu tenho pouco tempo e gostaria de contribuir com algo de vez em quando, porque normalmente não posso ficar muito tempo no fórum;
- Leio, muitas vezes as mesmas perguntas; e
- Acho que a informação apresentada de forma simples e clara, sem entrar em muitos detalhes, pode vir a calhar para muitas pessoas.
Percebo que a minha maneira de fazer as coisas é diferente. Durante meses eu criei meu próprio método de trabalho com e-líquidos e gostaria de compartilhar contigo o que aprendi.


Em primeiro lugar: Que diabos é a base?

___
O que são?

E-líquido: É o que vaporizamos com nosso cigarro eletrônico.

Base: A maior parte de seu e-líquido é base. A ela se acrescenta sabor e nicotina. Dependendo do que se tenha nessa base, se terá mais vapor, ou se terá mais sabor, mais ou menos kick na garganta...

____

Então vamos ver quais componentes podem ter as nossas bases e em que interferem, bem como quanto precisamos colocar de um ou outro, que é o que afinal nos interessa.

Geralmente nossas bases podem conter as seguintes substâncias: propileno glicol (PG), glicerina vegetal (VG), PEG-400, vodka e água destilada. (Nem todos claro, quero dizer que “podem” conter, não que nós somos obrigados a fazer um coquetel com todos e cada um deles)
_____
O que fazem?

Propileno glicol (PG): Vai preservar mais o sabor de suas essências. Vai dar mais kick. Ele vai secar mais sua garganta (geralmente). Há possibilidade de alergias ou sensibilidades (eu, por exemplo, tenho menos tolerância ao PG que à VG). O PG aumenta a solubilidade de essências absolutas (por exemplo, tabaco absoluto puro) e mentol (cristais) ... O PG dissolve melhor os cristais e algumas essências, em especial as absolutas, que a VG.

Glicerina vegetal (VG): Vai dar mais doçura às suas misturas. Vai dar muito mais vapor. É mais densa do que o PG e por isso se usa vodka ou água destilada para que se misture melhor com as essências e a nicotina. Dificulta a solubilidade de certas essências ou substâncias.

Polietileno glicol (PEG-400): Pode ser uma boa alternativa de substituição para aqueles que têm reações alérgicas ou de sensibilidade ao PG. Também para aqueles que gostam de um pouco de amargor. Em particular, eu não gosto e por isto não posso dar informações mais detalhadas. Basta saber que você tem aqui um outro elemento de possível uso em suas bases (mais detalhes na seção de documentação).

Água destilada: É isto, sem minerais. Não por nada, mas para que nossos attys durem mais. Ajuda a diluir a glicerina.

Vodka: Aumenta um pouquinho o kick e ajuda a diluir a glicerina. Você pode usar outras bebidas, mas sem açúcar (destilados brancos), também para evitar danificar os atomizadores.
_____
Adendo sobre as bases industrializadas: Não pense que as bases do mercado são como as que preparamos. A maioria recebe antioxidantes, substâncias para remover os gostos "desagradáveis", conservantes, mais substâncias para remover a amargura da nicotina... bem, diga o que se diga, não é o mesmo, assim como não é a mesma coisa fazer 10 ml de base ou 100 litros, não é?

_____
Onde encontrar esses líquidos?

Minha recomendação: Farmácias ou sites especializados.
_____

As misturas:
Muitos estão se perguntando "agora o que diabos eu faço com isto? Melhor 70% com 30%, ou 30% com 70%? "
E, claro, no final eu os vejo despejando 10 milímetros de vodka e 1 de VG... (e eu não vou acusar ninguém!)
Há, digamos, umas idéias básicas.
Vou resumir de forma muito clara os tipos de base que podemos obter, que não são de modo algum verdades absolutas, mas pode ajuda-los a capturar a idéia:

Idéias básicas:

-Tanto o PG como a VG, ou em alguns casos o PEG-400, devem ser a maior parte do e-líquido.
-Tanto a água, como a vodka ou mesmo o PG ajudam a diluir a VG.

Tipos de prioridades:

TIPO A: Quero uma base com muitíssimo vapor, gosto do sabor doce da glicerina, ou utilizarei essências de frutas e doces, que combinam bem com a VG.

* Opção A: 85% VG / 10% VODKA / 5% H2O (Caso tenha problemas com PG ou não o tenha à mão)
* Opção B: 80% VG / 15% PG / 5% VODKA ou H2O (PG te ajuda a dissolver a VG e reduz um pouco a perda de sabor da essência que utilizar.)
* Opção C: 75% VG / 25% PG (PG ajuda a dissolver perfeitamente a VG. Boa escolha para obter uma grande quantidade de vapor e preservar um pouco de sabor das essências, mas não muito)

Nota: Tipo A não recomendado para uso com attys LR.


TIPO B: Eu quero uma base de bastante sabor mas também um vapor respeitável. Quero que se combine com qualquer essência ou misturas de essências.

* Opção A: 55% VG / 40% PG / 5% Vodka ou H2O
* Opção B: 50% VG / 45% PG / 5% Vodka ou H2O
* Opção C: 45% VG / 50% PG / 5% Vodka ou H2O
Ou ainda:
50% VG / 40% PG / 6% H2O / 4%Vodka
50% VG / 35% PG / 10% Vodka / 5% H2O

Nota: Tipo B não recomendado para uso com attys LR.

TIPO C: Eu quero uma base de muitíssimo sabor, que respeite ao máximo minhas essências e que, sobretudo, combine bem com sabores de tabaco e excelente kick. Eu não me importo com pouco vapor.

* Opção A: 90% PG / 10% Vodka
* Opção B: 95% PG / 5% Vodka
* Opção C: 100% PG

Nota: Tipo C podem ser usadas com attys LR.


Como fazer as misturas?

De uma maneira geral, eu te recomento que primeiro faça pequenas provas com os tipos de base que lhe forneci para que, aos poucos, vá verificando qual se amolda melhor aos seus gostos e sabores favoritos. Logo, poderá fazer suas próprias versões porque, na realidade, as receitas de base que lhe passei são simples sugestões.

Utensílios?

Após escolher suas bases preferidas, poderá fazer um pouco de cada uma delas e guardá-las em um recipiente. Aconselho utilizar vidro e colocá-lo num lugar seguro, seco e escuro. Para fazer a mistura, pipetas ou seringas serão o suficiente. Para mexer, pode utilizar uma vareta de vidro, por exemplo.

Dica:

Procure não contaminar os líquidos. O ideal é que você tenha ao lado um recipiente de vidro com vodka para ir lavando as seringas, pipetas e varetas. Se a vodka estiver quente, melhor. Você também pode usar uma esponja para secar a ponta dos utensílios depois de ter passado pela vodka. Pipetas são muito baratas, não as use mais do que o necessário. Eu as descarto muito rápido, mas também nós não devemos ser mais realistas do que o rei: se não deixá-las de um dia para outro e lavar com vodka quente a medida que as utiliza, estarão bem.


AS BASES E A NICOTINA

Alguns colegas, ao falarem de base incluem a nicotina nessa categoria. Eu não. Para mim, um e-líquido tem:
- Base.
- Nicotina
- Essências.
-Outros (Industrializados, lembra? ... Conservantes, aditivos, etc.)

Nota: Você também tem que levar em conta o tipo de nicotina que utiliza em seus e-líquidos, ou seja, se está diluída em PG ou VG.

Agora quero falar sobre a forma como você pode trabalhar com seus e-líquidos de maneira fácil e confortável.

Imaginemos que você sempre prepara seus e-líquidos com 2 bases: A e B. (Uma para seu tabaco 555 e outra para um frutado com muita glicerina, por exemplo). Estabeleceremos que, por vezes vapora a 6 mg/ml e outras a 12 mg/ml.
Ainda, para o seu colega "Fulano", prepara de vez em quando uma de 18 mg/ml.

Neste caso, seria interessante ter 4 frascos de vidro de boca larga e preparar o seguinte:

-1 Base tipo A, sem nicotina;
-1 Base tipo A, com nicotina a 18 mg / ml;
-1 Base tipo B, sem nicotina;
-1 Base tipo B, com nicotina a 18 mg / ml.

Se você usar outras bases o princípio é o mesmo: Para cada uma terá que preparar um frasco sem nicotina e outro com 18 mg/ml. (digo 18, mas pode ser também a 24, ou 36. É uma questão de alterar um par de fórmulas que agora explico.)

O importante é que isto pode lhe proporcionar maior conforto no futuro ... mas claro ... como se faz? Vamos ao ponto:

Analise a tabela abaixo para captar o conceito:








Como eu imagino que pode perceber, a quantidade de essência influencia a mistura que você tem que fazer entre os seus frascos com e sem nicotina, certo? Acima você as vê refletidas.
É apenas uma planilha excel que preparei para simular líquidos com diferentes níveis de nicotina e que contempla as porcentagens de essência adicionadas. Na prática, colocarias as essências no pote e, em seguida, a quantidade correspondente da base sem nicotina e com nicotina.
Deixo aqui como um anexo para você dar uma olhada.

Se ainda tiver dúvidas sobre o funcionamento, poste aqui mesmo e as resolveremos.

Por outro lado, para aumentar a base de 18 para 24, por exemplo, basta modificar a fórmula nas colunas I a L, linhas 8-10,substituido o divisor 18 por 24.


BASES e ESSÊNCIAS

Deve-se levar em conta que para cada ml de essência acrescentamos ao e-líquido supõe-se um ml a menos de base. Obviamente, isso não é necessariamente assim, e você pode fazê-lo desta forma ou não, mas acho que é o mais correto para buscar quantidades precisas e sempre com as mesmas proporções.

Há outra coisa que você tem que manter em mente: há essências que se casam perfeitamente com algumas bases e com outras se pegam a tapa. De concreto, se você estiver em dúvida sobre a dissolução de qualquer essência, não vacile: Use PG e não VG.

Para essências muito concentradas, dilua-as com PG, seja a 1:3, 1:5, 1:9. Você verá que se abrem novas combinações e possibilidades.

FINALIZANDO:

No final, eu decidi aprofundar um pouco quanto às minhas maneiras de utilizar as bases, porque acho que pode interessar a alguns, mas tentei manter simples a exposição dos conceitos. Devo reiterar o fato de que muito do exposto aqui aqui já está no fórum, exceto por minhas pequenas peculiaridades e o que fui aprendendo pelo caminho.

Para aqueles que estão apenas começando eu recomendo encarecidamente que continuem pelos links que deixo ao final, na parte de "Documentação", porque são realmente muito importantes e os colegas que abriram esses tópicos vão abrir seus olhos mais do que eu poderiea ter feito. Você comprovará isto se se animar a lê-los.

A Alquimia é uma fascinante forma de usar o meu tempo livre, é um hobby, recreação e me empolga com cada novo avanço ... Ultimamente, por vezes, utilizo amostras para ir verificando as distintas variações do odor produzido por adição de uma essência ou outra... bem, no meu caso é uma paixão.
Para outros, pode ser um jeito que sai mais barato vapear.
Para outros ainda, um vício compulsivo, já que mais parecem colecionar aromas que qualquer outra coisa... eu digo apenas uma coisa: Vamos nessa! Porque nós entendemos que deixamos para trás o lixo do cigarro e descobrimos um novo mundo de possibilidades. E pelo menos para mim, isso não tem preço!

Encorajo a todos!

__

Documentação:
- Sobre o PEG-400:
http://www.vapeando.com/foro/viewtopic.php?f=11&t=2268
- Como fazer o seu próprio e-líquido:
http://www.vapeando.com/foro/viewtopic.php?f=47&t=62
- Para alquimistas novatos:
http://www.vapeando.com/foro/viewtopic.php?f=47&t=8403
- Como saber se a glicerina é adequado para vapear:
http://www.vapeando.com/foro/viewtopic.php?f=47&t=1753
- Líquidos para LR, HV,... que virão
http://www.vapeando.com/foro/viewtopic.php?f=12&t=13372
Extras:
- Normativas sobre suplementos dietéticos



Autor: Miguel Ángel López Morillo

Doada a yovapeo.es

======================================================================


Tutorial Alquimia Parte II
________________________________________


Tutorial elaborado e doado por Miguel Ángel López Morillo. (Quilmos)



O TRABALHO DO ALQUIMISTA: DADOS PARA A PRÁTICA

Olá a todos:

O que vou descrever aqui é o meu método de trabalho hoje.

Creio que, aos que iniciam, pode ser útil, ou ao menos podem considerá-lo quando pensarem em fazer certas coisas.

Vou dividir este post em três partes: a preparação, a mistura e a degustação.
Em seguida, darei alguns conselhinhos. Os que vencerem a leitura deste catatau chegarão a algumas palavras que dirijo para aqueles que estão apenas começando.

Vamos lá!



A PREPARAÇÃO


Agora, quando eu vou fazer alguma coisa, a primeira coisa que faço é:

- Pegar o caderno e o lápis para ir marcando cada um dos testes que eu faço;
- Abrir uma planilha do Excel no computador, com o banco de dados de tudo que já fiz e todo o conjunto de essências, etc. que eu tenho guardado, bem como os líquidos já preparados, para o caso de necessidade de rever algo.
- Cobrir a mesa com uma toalha, colocar seringas de diferentes tamanhos, conta-gotas, vasilha de lavagem (com vodka: para lavar todos os utensílios utilizados)
- Pegar uns 10 a 20 frascos sem conta-gotas, normalmente reaproveitados de remédios e outros, para as amostras de prova.

Destes 10 a 20 frascos, cuja quantidade depende do tempo disponível e dos testes, alguns são feitos de vidro e outros de plástico. Além deles, geralmente tenho vários frascos de vidro grandes: explicarei o papel dos frascos de vidro quando chegarmos à parte em que trataremos da mistura.

Então, abro portas e janelas deixando que o ar circule.

Quando vou utilizar um componente mais delicado uso luvas de látex como, por exemplo, para manipular nicotina líquida.

Acho que é importante ter tudo à mão ... no começo, tinha tudo espalhado e era um ir e vir, um sentar e levantar sem fim, levando as mãos à cabeça quando esquecia algo, correndo para buscá-lo, dando voltas e voltas (deus isso é realmente chafurdar na ideia, haha)

Enfim, agora eu tenho todas as essências em grupos, por fornecedores e em pequenos frascos com conta-gotas, para trabalhar em testes com gotas e não com porcentagens como quando comecei.

A princípio, acreditamos que se uma combinação de aromas nos parece apetitosa, se a reforçarmos obteremos a "óstia"... mas nada está mais longe da realidade na criação de e-líquidos: com uma única gota se pode reforçar um líquido ou torná-lo repugnante quando antes era a coisa mais rica do mundo. O simples fato de não deixá-lo descansar quando acaba de fazê-lo, pode levá-lo a desprezar um líquido que 72 horas depois teria sido delicioso.
Eu vou ainda mais longe: Um líquido realmente invaporável pode tornar-se seu líquido de cabeceira com uma mudança insignificante.

A maioria de nós é perita na arte de apreciar um bom churrasco ou tutu a mineira, mas cozinhar e preparar líquidos para vapear, ao menos na minha opinião, têm algumas diferenças que para alguns podem parecer insuperáveis. No entanto, este não é o tema que me trouxe aqui, por isso vou continuar com o tema da discussão.

A MISTURA

Quando já preparamos o líquido, colocamos a base, as essências e anotamos tudo na etiqueta do frasco de forma bem visível, é hora de agitar vigorosamente para misturar e, em seguida, deixar descansar por 48-72 horas.

A mistura ... aqui é o "xis" da questão ...

E aqui aparecem os frascos de vidro, tanto os grandes quanto os pequenos. Explicarei passo a passo o que faço:

-Em primeiro lugar, se eu estou procurando um líquido de morango, faço uma base de morango. Esta eu faço em um dos frascos grandes (com 15~30 ml é suficiente).
Preparo uma base de PG, vodka, VG e adiciono algumas gotas de morango, tentando não passar do ponto.
Um exemplo poderia ser:
-10 ml de VG;
- 4 ml de PG;
- 1 ml de H2O;
- 0,6 ml de Vodka;
- 20 Gotas de aroma de morango.

Com esta base, tenho cerca de 16 ml de base de morango não concentrada. Agora é a hora de começar o jogo com o frasco de vidro. Eu uso vários (exemplos: base de caipirinha, base de cereja, base de RY4 ... A ideia é sempre a mesma).
Agora aqueço esses frascos de vidro com a base em banho-maria.
Quando quente os agito fortemente. Repito esta operação com todos os frascos de bases.
Passados mais ou menos 15 minutos deixo os frascos repousarem e esfriarem por cerca de 10 minutos.
Digamos que com isto ganhamos tempo: nos permite aproximarmo-nos do sabor que teriam em dois dias. Não idênticos, pois o melhor seria descansarem em local fresco por 48~72 horas, mas é semelhante.

Uma vez que testamos a base e vapeamos algo, é hora de fazer as divisões.
Ou seja, ir dividindo mililitros das bases em recipientes diferentes, uns de vidro, outros de plástico, para continuar a testar. Por exemplo: coloca-se 2 ml de base de morango em um frasco de vidro, adiciona-se duas gotas de framboesa, agita-se e aquece-se a mistura.
Nada impede que coloque num frasco de plástico e aguarde dois dias.

Com o calor e com o sistema de bases divisíveis em unidades mais pequenas, às quais se vão adicionando essências, avanço muito mais rápido em todos os sentidos. É certo que o gasto é maior, porém, como tudo nesta vida, sempre há um preço a pagar.

No meu caso, quase sempre vou fazendo várias coisas ao mesmo tempo: Deixo bases que não esquento amadurecerem por dois ou três dias, enquanto outras aqueço durante a operação e trabalho com elas. Cada qual deve decidir como tornar seu trabalho mais confortável.

Uma nota: Há essências mais difíceis de misturar que outras. Os exemplos que você encontrará rapidamente quando começar a fazer líquidos ou se já está envolvido: os traços de cacau em glicerina, o limão da TPA que come todos os aromas até que um tempo depois se integra com eles, etc ... Tudo isso se vai aparecendo durante o trabalho.

A coisa importante a saber: Deve-se agitar vigorosamente ao terminar uma mistura. Se deixa-las amadurecer dois ou três dias, recorde-se de agitá-las fortemente, sempre que possível, em movimentos espasmódicos (bem, aqui já é brincadeira, mas não muito), quero dizer: movimentos centrífugos não valem , ao contrário das vibrações ou batedeira (eu, até começar a aquecer o líquido, usava um misturador construído a partir de uma escova de dentes elétrica que havia desmontado, kkkk). No entanto, não há nada comparável ao calor, nem de perto. Isto, apenas de ver os líquidos se nota.

DEGUSTAÇÃO

Na verdade, eu não vou falar de degustação para discernir sabores e nuances que nos ajudam a melhorar um líquido. Isso é uma coisa muito complicada que só se adquire ao longo do tempo e eu estou começando, isto é, no momento eu tenho muito a aprender a esse respeito.

Minha intenção é mais de dar ideias práticas, ou pelo menos expor o que eu faço, como preparar um líquido, como testa-lo, etc ...

Quando comecei, eu usava um par de attys e drippava as misturas.
Era uma chatice, porque para tudo que eu queria fazer não dava conta. Cada dois ou três testes, colocava algumas gotas na resistência do attys, em seguida soprava com um tecido por baixo, outras gotículas de PG pura, vapeava para sair o sabor anterior e, finalmente, mil truques para torná-la tão rápido quanto possível.
Agora uso 6 attys, com cartuchos, e também tenho cerca de 40 cartos que lavo e reutilizo constantemente.
Utilizo todos para provar as misturas, no estado em que se encontrem.

Agora eu pego um carto, jogo o líquido e, se não gostar, vai diretamente para a lavagem, enquanto tomo nota em papel das impressões do líquido que, claro, está mais que etiquetado e rotulado desde que comecei a prepará-lo ... É uma barbaridade, eu sei, em termos de líquido gasto e cartos para serem lavados, mas é o mais rápido que eu encontrei.
A alternativa seria ter 15~20 attys e, na verdade, não sei o que é melhor.

De toda maneira, importa aproveitar ao máximo a degustação.
Aprimore o líquido se puder ou, se for tão impaciente quanto eu, feche os olhos e anote suas impressões: Muito doce? Algum sabor predomina demais? O que estraga a mistura? Com que acréscimo isto poderia ser melhorado? Este líquido me recorda algum outro que já tenha provado e como isto poderia ajudar-me? etc ...

Na degustação, se não se conhecem as essências isoladamente, quase se vai às cegas ... o ideal? Testa-las sós, de preferência com PG ou uma base que respeite o sabor ... devemos ter em mente que, se usamos muita VG, pouco vamos respeitar o sabor dessa essência, melhor dizendo, vamos ocultá-lo com a docura da glicerina... também seria conveniente vaporá-lo por algumas horas, ou por um dia... mas eu não tenho tanta paciência, então um dia vaporo um pouco, outro dia outro e assim vou me familiarizando com as essências.

OUTRAS DICAS
- Eu comecei com porcentagens. Hoje eu acho que é uma loucura para quem começa. É muito melhor começar com pequenas quantidades e usar gotas, a menos que se tenha muito bem definido uma mistura e se tenha registrado o que se deseja alcançar;

-Comece por uma base para uma essência, assim também se familiarizará com essa essência;

-Teste bases diferentes, fazendo pequenas quantidades de cada uma, comprove as diferenças entre elas. Com o tempo perceberá que umas são melhores para um tipo de e-liquido e outras para outros (por exemplo, bases quase exclusivamente PG, ou com pouca VG, para o tabaco e base de muita glicerina para frutas ou doces. Isto para dar um exemplo rápido, mas tudo isso é muito subjetivo);

-Não se canse de agitar as misturas. É um dos segredos de um bom líquido. E o outro: o tempo! Deixe amadurecer 3 dias, você não vai se arrepender;

- Não faça muita quantidade, a não ser que não tenha outra opção: você pode encontrar um líquido de que goste mais, ou errar em uma proporção e estragar todo o líquido, etc ... aos pouquinhos estarás mais rico;

- "Los gustos con como el culo, cada uno tiene el suyo", ou pior que isto: muda com o tempo, se aperfeiçoa e se falarmos daqueles que recentemente deixaram de fumar é o "fim da picada", por deus, quando paramos de fumar nossas papilas gustativas são cauterizadas. Então vamos dar um pouco de tempo para as nossas células, as pobrezinhas logo renascerão;

-É fácil fazer um sabor adequado para você. É fácil de fazer um mentolado que agrade algumas pessoas (especialmente se tiverem deixado de fumar recentemente). É moderadamente fácil fazer um sabor frutado que agrade a mais alguns.
Se você vai para sabores tabaco ou sabores que o provador nunca tenha testado, as coisas mudam ... não se desespere por querer que seus líquidos agradem aos outros: com o tempo sairão líquidos cada vez melhores, mas como tudo, uma questão de tempo;

-O traço de avelã torrada é milagroso: Reze quatro Ave-Marias e use-o nos líquidos de tabaco que não te convenceram. Com efeito, a baunilha deste mesmo fabricante tampouco é má para consertar líquidos. Deve levá-la em conta;

-Do meu ponto de vista, agora que estou provando e desfrutando: as melhores essências são da TPA. Impressionantes. Fico sem palavras;

E para os novatos:

- Derramar é normal! Pode ser o vento, o cachorro amarrado...

- Como você poderia saber que, além da essência e da nicotina que colocou, havia algo mais porque a nic vinha com PG incorporada de série???

- Me aparece um "sapinho" na mão, mas o traço de amêndoa doce tripla não tem nada a ver ... nem o fato de que antes já derramara metade do pote em cima desse sabor, é claro ...

- Por mais que você queira, a VG não vai passar por essa agulha de insulina, arranca-a com um alicate ou use uma pipeta, ou use outras agulhas, mas por Deus, não tente mais ...

Bem, sem brincadeira, talvez você não faça um super líquido, mas vai desfrutar de todos os sabores que você pode imaginar, a seu gosto, vai se divertir e soltar a sua imaginação.
E terá líquidos para dar e presentear, para todas as ocasiões ...
Também aqui terá um fã-clube inteiro que vai correr e fazer uma "ola" quando você publicar a sua primeira receita. Meu deus, o que mais você poderia querer?
Vá já por-se a misturar sabores como louco, rsss

Muito obrigado a todos!

Autor: Miguel Ángel López Morillo
Doado a yovapeo.es
======================================================================
Agradecimentos a psmorales por compartilhar!!!!

abraços

Guia de iniciação DIY ( por shigas)

olá amigos

Com o intuito de auxiliar os estudos sobre DIY..deixo aqui um texto /tutorial feito e bolado pelo nosso amigo shigas ( e-cig.forumbrasil.net e papovaper).

Esse tutorial foi postado pelo amigo Shigas, nos fórum citados acima e serviu de muito ajuda para iniciantes em busca de informações de como iniciar a carreira no mundo DIY.

======================================================================





*CONSIDERAÇÕES e CUIDADOS INICIAIS *
Gostaria de frisar que antes de começar a fazer seus líquidos, deve-se prezar pela Segurança em primeiro lugar, tendo todo o cuidado com o manuseio de bases de nicotina e escolhendo um local calmo, limpo, arejado e livre de crianças ou animais domésticos. Todos os insumos (inclusive e-juices prontos) devem ser armazenados em local seguro, fresco(seco), sem luz e fora do alcance de crianças.
A princípio, para este “guia”, utilizarei somente bases de nicotina PG a 36 mg/ml. Após muita prática, atenção e experiência, você pode utilizar bases de nicotina com outras dosagens.






- Sistema de Medidas -
A utilização do sistema de gotas é polêmico, pois cada um acha que 1 ml de um líquido tem x gotas... Eu diria que tudo depende do que está usando(VG, PG, essência, tipo de frasco, tipo de bico, etc.). Ficaríamos dias discutindo sem chegar a uma conclusão lógica a respeito.
Embora, a maioria dos iniciantes em DIY comecem com as suas primeiras experiências utilizando gotas (eu fui um deles também...rs), atualmente, prefiro utilizar sistemas de medição mais confiáveis, como seringas (ou até mesmo pipetas). Receitas de e-juice com o sistema de gotejamento (gotas) não são muito confiáveis, devido às diferenças de viscosidade dos “ingredientes”(PG,VG, essências,etc.), dos bicos de frascos utilizados para as medições e outras variáveis, pois as proporções(%) desses ingredientes consideradas por este método (gotas) ficam comprometidas ao tentar repetir a receita aumentando-se(ou diminuindo-se) a quantidade final de e-juice produzida.
Esclarecendo: Ao se fazer 5mls de e-juice no sistema de gotas, é bem possível que você não consiga repetir a mesma proporção(%) de cada ingrediente e conseqüentemente, não obtendo o mesmo resultado para 10 ou 20 mls do mesmo e-juice pronto. Essa diferença ocorre principalmente em e-juices em que se usa mais de uma essência.
Portanto, na medida do possível, convém a utilização de recipientes com medidas confiáveis, mesmo para líquidos feitos em quantidades menores, pois dará maior confiabilidade às proporções de cada receita concluída no caso de modificar a quantidade total do e- juice a ser produzido posteriormente.
Se optar pelo sistema de gotas em todos os seus e-juices DIY, lembre-se que deve repetir a quantidade final a ser produzida também.
No início, com o sistema de gotas, faça quantidades “redondas”(10 ou 20 mls.), lembrando de anotar as respectivas proporções (%) de cada ingrediente utilizado, salvo exceções em que se utilize algum complemento(Ex.:Diablo Loco, Bitter Wizard, Flash, Magic Mask, etc.) que são utilizados em gotas mesmo, dos quais entrarei em maiores detalhes posteriormente, e depois tente com quantidades maiores utilizando as seringas(ou pipetas).






* MATERIAIS *
 

- Luvas de látex descartáveis;
- Máscara descartável;
- Óculos de Segurança;
- Frascos diversos com bico gotejador de 3mls, 5 mls, 10 mls, 20 mls, 60 mls, 100 mls
para preparação e/ou armazenamento de seu e-juice
Podem ser adquiridos em casas de essências ou em alguns sites como
http://www.healthcabin.net/index.php?main_page=index&cPath=1057_1059
http://www.heaven-gifts.com/gallery-147.html
http://www.yovapeo.es/yovapeo/c165307/materiales-brico-liquid.html

- Seringas descartáveis
3 mls, 10 mls, 20 mls e 1ml(para insulina)
Encontradas com valor mais accessível em lojas de material cirúrgico/ortopédico
ou
- Pipetas e/ou provetas diversas graduadas(de preferência, de vidro)
Encontradas em casas de essências ou em lojas especializadas.







* “INGREDIENTES”*
 

- PG (Propileno glicol – grau USP)
É um álcool ótimo condutor de sabor. Existe uma variação chamada PEG-400(Polipropileno Glicol) que é utilizado para usuários alérgicos ao PG.
Pode ser adquirido em casas de essências, farmácias de manipulação ou em alguns sites como
http://www.nicvape.com/store/c/22-PG-Propylene-Glycol-.aspx
http://www.rtsvapes.com/category_s/48.htm
http://www.healthcabin.net/index.php?main_page=index&cPath=1057_1064
http://www.yovapeo.es/yovapeo/c179772/complementos.html
http://www.mixdasessencias.com.br/cosmeticos/materias-primas/propilenoglicol-1000-ml

- VG (Glicerina Vegetal bi-destilada – grau USP)
Líquido viscoso, ótimo produtor de vapor, porém péssimo para conduzir sabor.
Pode ser adquirido em alguns sites como
http://www.nicvape.com/store/c/23-VG-Vegetable-Glycerin-.aspx
http://www.rtsvapes.com/category_s/46.htm
http://www.mixdasessencias.com.br/cosmeticos/materias-primas/glicerina-bidest-usp-1000-ml

- BASE NICOTINA (PG ou VG) ou Unflavored nicotine e-liquid
- Atenção! Tome cuidado ao manusear as bases de nicotina!
Alguns sites:
http://www.rtsvapes.com/category_s/42.htm
http://www.nicvape.com/store/c/20-Unflavored-Nicotine-Liquid.aspx
http://www.yovapeo.es/yovapeo/c179772/complementos.html
http://www.heaven-gifts.com/product-279.html

- ÁGUA DESTILADA (ou VODKA)
Utilizada para diluição, principalmente do VG.

- ESSÊNCIAS(ou flavorizantes)
Apesar de ter utilizado algumas essências nacionais (Mix, Arcolor, etc.) no início, atualmente não perderia meu tempo com elas e começaria com produtos de bons fabricantes estrangeiros.
Existem vários fabricantes de essências para esta finalidade e segue abaixo alguns, que considero bons fornecedores de essências.
http://shop.perfumersapprentice.com/c-54-professional-diy-flavors.aspx
www.flavourart.it
http://www.inaweraflavours.com/en/7-e-flavours
http://www.totallywicked-eliquid.co.uk/products/electronic-cigarette-flavourings-products.html

- COMPLEMENTOS
São substâncias ou fórmulas prontas para obtermos ou alterarmos o sabor e sensações do e-juice DIY a ser produzido com o vapor. É o “É o amooooor....” do seu e-juice...rsrs
Citarei alguns exemplos e respectivos efeitos (fontes:Poseidon/Newer/Karakuta):
FA AAA Magic Mask – Utilizado para remover o sabor ácido de alguns juices, sem mudar o seu Ph;
FA Bitter Wizard flavor – Remove o adocicado do PG/Vg de alguns sabores de tabaco;
FA Vape Wizard – “Arredonda” (equilibra) o sabor do e-juice principalmente nas receitas em que se faz um Blend com mais essências;
TW Diablo Loco – Deve-se utilizar com muito cuidado e atenção (diluição), pois “apimenta”/incrementa o juice, inclusive aumentando o “kick” (vide: http://e-cig.forumbrasil.net/t1699-review-diablo-loco-18-mg-decadent-vapor?highlight=Diablo+Loco );
TPA ACETYL PYRAZINE 5 % - “Potencializador” de alguns sabores secos como nozes, pipoca ou milho;
TPA Koolada – Efeito “Gela-goela”.
Entre outros....

O QUE É UMA RECEITA DE E-JUICE?
Considera-se uma receita de e-juice, qualquer e-líquido que for obtido a partir da utilização parcial ou total dos “Ingredientes” acima mencionados com as proporções (%) utilizadas de cada ingrediente de forma confiável.
A utilização de líquidos prontos, embora sirvam de aprendizado para manipular proporções e “cortar” dosagens de nicotina desses e-líquidos industrializados, são consideradas misturas e/ou experiências, pois teria que se saber a correta formulação dos mesmos para que se considere uma “Receita de e-juice”.

PREPARATIVOS PARA FAZER O E-JUICE
Acho que considerações a respeito da Segurança nunca são demais, não?
Esqueceu do que se trata??? Então leia “Considerações e Cuidados Iniciais” novamente!

1º) Definindo o sabor do seu e-juice
O importante é a sua intenção. Estabeleça um objetivo... Ex.: “Ah... quero fazer um juice de tabaco com canela bem doce” ou “- Quero fazer um líquido somente com Morango...”... escolha os ingredientes e vá em frente.... Aconselho a começar com formulações mais simples no início e depois vá experimentando com o acréscimo de mais ingredientes. Depois, o que vale é a sua criatividade também...

2º) Definindo a proporção dos ingredientes
Primeiramente, escolha a proporção(%) de PG/VG que deseja no seu líquido(80PG/20VG, 70PG/30VG, 50PG/50VG, etc.), pois a partir dela é que você vai definir a quantidade de outros ingredientes a serem utilizados em sua Receita.
Depois defina a quantidade(%) de essência(s) fazendo uma breve e pesquisa com outros bons usuários Diyer´s, pois, embora o gosto seja muito pessoal, algumas receitas de e-juices simples já estão disponibilizadas por usuários mais experientes.
Pessoalmente, costumo considerar o percentual de alguns complementos como Sweetner e Cotton Candy, Koolada, entre outros, em minhas receitas. Alguns consideram gotas mesmo. Nesse caso, vai de cada um...

3º) Cálculos de proporções
Efetue os cálculos, lembrando que a maioria dos flavorizantes tem base PG, portanto deve-se incluí-los no cálculo da quantidade de PG final. Pessoalmente gosto de trabalhar com bases de nicotina 100% PG, pois facilitam no cálculo final também.
Pode-se utilizar bases de nicotina VG*, se preferir, lembrando de incluí-lo no cálculo da proporção do ingrediente correspondente(no caso, VG).

(*)OBS: Muita atenção nesse caso, pois algumas bases VG comercializadas são 75%VG/25%PG e não, 100% VG. Informe-se adequadamente em relação a essa proporção junto ao fabricante, para não haver erros de proporção durante a produção do seu e-juice.

4º) Preparativos
Separe todos os ingredientes e materiais que irá utilizar, num local limpo(livre de resíduos) e estabeleça uma seqüência para utilizá-los.


Neste exemplo, vou fazer um e-juice com ingredientes bem simples.
Fazendo 6 mls de um e-juice de tabaco “M/Type”(TPA) a 9 mg/ml na proporção 70/30(70%PG/30%VG)

Ingredientes:
Base nicotina 100% PG 36mg
Essência TPA M/Type
PG
VG

A)Cálculo de quantidade de base de nicotina(ATENÇÃO!!):
Se quero fazer 6 mls de um líquido com 9 mg/ml, o cálculo é o seguinte(Regra de 3 simples):
(Base nic) -------Nic 36 mg/ml ------> 6 ml ---- (quantidade final)
(Dosagem final)---Nic 9 mg/ml -------> x -------(quantidade de base nic.) obtemos que

36x=54 ---->x =1,5 ml , ou seja, vou utilizar 1,5 ml de base nic PG 36 mg
Já sei que dentro de minha proporção de PG, esses 1,5 ml da minha nicotina farão parte da quantidade de PG(ou 25% do total de 6 ml);

B)Cálculo de quantidade de essência(flavorizante):
Como quero que minha essência faça parte de 5% do meu juice
(quantidade final)-------6 ml --> 100% --- (percentual total)
(quantidade essência)---x------> 5% ----- (percentual essência) , obtemos

100x=30 --> x = 0,3 ml da essência
Soma-se este valor à quantidade de PG também (ou 5% do total de 6 ml).
Como a quantidade da essência é pequena(0,3 ml... não confunda com 3 ml!), costumo utilizar uma seringa de insulina, para garantir maior confiabilidade na quantidade medida.

C) Cálculo de quantidade de PG:
Bem... Se eu já sei que dos 70%PG que desejo obter no final, 30% de PG já são a Base de nicotina e a essência(25% e 5% respectivamente), temos que calcular os 40% de PG restantes:
(quantidade final)-----6 ml --> 100% --- (percentual total)
(quantidade PG)-------x------> 40% ---- (percentual PG restante) , obtemos

100x=240 --> x=2,4 ml de PG puro a ser acrescentado.

Somando-se
2,4ml (PG)-40%
1,5 ml(Base nic.)-25%
0,3 (essência-5%
têm-se 4,2 mls, que representa 70% de nosso e-juice final(6 ml) de 70%PG/30%VG.

D) Cálculo de quantidade de VG:
Agora fica fácil, pois o restante é o VG(!!!)
(quantidade final)-----6 ml --> 100% --- (percentual total)
(quantidade VG)-------x-----> 30% ---- (percentual VG ) , obtemos

100x=180 --> 1,8 ml de VG puro.
Somando-se todos os ingredientes (na ordem), temos ( 1,5+0,3+2,4+1,8 ) os 6 ml !!!

Adicionando os ingredientes:
Muito já se falou na ordem em que você deve colocar os ingredientes. Eu tenho o hábito de colocar tudo o que é PG primeiro e adicionar o VG somente no final, salvo exceções em que a base de nicotina é VG(75%VG/25%PG).
Agite bem o frasco, de forma a misturar bem os ingredientes e deixe seu e-juice “descansar”.

E) Escrevendo a Receita
Escolha o nome do seu e-juice, colocando a proporção PG/VG e a dosagem de nicotina do líquido, a quantidade total (em ml) e em seguida informe a quantidade(proporção%) e o nome da cada ingrediente utilizado de maneira a ser aproveitado posteriormente com clareza por você e por outros Diyer´s.
Ex.:
M/Type 70PG/30VG 9 mg
(Receita para 6 ml)
1,5 ml (25%) base nic 100%PG 36mg
0,3 ml (05%) TPA M/Type
2,4 ml (40%) PG
1,8 ml (30%) VG



*CALCULADORA PARA E-JUICES*
Existem algumas calculadoras muito eficientes para fazer e-juices sem que tenhamos que nos preocupar com esse monte de cálculos(rsrs). Pessoalmente, eu gosto e utilizo o software “E-juice me Up”, que pode ser baixado no seguinte link:
http://ejuice.breaktru.com/ (Free Software-Download)


“STEEPING”(descanso)
Talvez esta seja uma das partes mais complexas na arte do elaborar bons líquidos e receitas DIY.
Embora para alguns usuários seja um assunto polêmico, a maioria dos líquidos DIY deve se sujeitar a um tempo para que ocorra a “maturação”. Não há um tempo correto e nem regras específicas. Tem líquido que pode ser vaporado após algumas horas do preparo, como têm outros que podem demorar mais de 30 dias. Depende muito da formulação utilizada. Ou seja, descubra o tempo de maturação do seu e-líquido antes de passar a Receita para alguém.
Aí é que está uma das questões que também caracteriza um bom Diyer... além de elaborar uma boa “receita” de e-juice, saber e determinar também o tempo correto de maturação do mesmo.
O que ocorre muitas vezes é que o usuário acha que uma receita com sabor fraco com 1 ou 2 dias e resolve adicionar mais essências, sem aguardar o tempo de maturação. Após uns 10 dias, o líquido pode estar com o sabor completamente diferente do início e com a adição posterior de essências pode estar péssimo (ou não...rs) para vaporar ou também pode demandar mais(ou menos) tempo para maturação... Complexo isso não?
Tem que ter paciência...

Assim como em e-juices industrializados, cada usuário tem seu(s) gosto(s) e preferências. Nem sempre as essências vêm com o aroma/sabor que se espera. Junte seu gosto à sua criatividade e torne-se um bom Diyer.

Bom vapor e alquimia a todos!
========================================================================

Méritos e agradecimentos ao autor deste tutorial.
Obrigado Shigas!!!!

Alerta contra os picaretas .. e a Vergonha .....!!!!!

Olá amigos.

Hoje venho deixar um alerta para os consumidores , não só do mundo do vapor , mas também para todos aqueles com costumes de comprar no exterior por intermédio do órgãos como paypal e outros...

Tem um grupo de vigaristas e golpistas que estão prejudicando , todos aqueles que dependem dos serviços do exterior, com isso, perdemos  muito.

Muitos sites já deixaram de entregar para o Brasil e se continuar desta forma vamos acabar nos limitando a poucos fornecedores e pior...poucas variedades de produtos...ou até pior, ficarmos nas mãos de fornecedores não confiáveis e com preços absurdos.

Deixo texto encontrado na internet, onde se explica o golpe, que estes "espertinhos ", estão aplicando e prejudicando nós (vapers consumidores e dependentes , principalmente do ebay)

Ebay toma sérias medidas contra compradores brasileiros...Vergonha para o Brasil

por joaostyx, fonte Gps/Pezquiza, data 26 Abr 18:00 (Anteontem)



O Ebay, site norte americano de leilões aos estilo do Mercado Livre da América Latina, resolveu tomar uma medida dura contra os brasileiros inscritos no site, devido ao alto número de fraudes cometidas por compradores pelos brasileiros contra vendedores do site.

A situação é a seguinte, ao comprar no Ebay o comprador paga através do sistema de pagamentos seguros Paypal, enquanto o comprador não recebe a mercadoria o dinheiro fica retido no Paypal e só pode ser liberado com a anuência do comprador.

Também existe um prazo para que a mercadoria chegue ao seu destino, antes de findar este prazo o comprador deve informar ao Ebay se não recebeu a mercadoria para que o site possa entrar em contato com o vendedor e tomar alguma medida para que o comprador não fique no prejuízo.

Nos casos de não ter recebido o produto ou ter recebido um produto avariado ou diferente do comprado o comprador abre uma reclamação ao Ebay, chamada de Dispute, para resolver o problema, neste caso o Ebay entra em contato com vendedor e com comprador para tentar resolver o problema. O objetivo de quem abre um Dispute é reaver o dinheiro pago pelo produto.

O que está acontecendo é que muitos golpistas brasileiros estão abrindo Disputes excessivamente pois na maioria dos casos o Ebay dá ganho de causa ao comprador e até mesmo o vendedor prefere devolver o dinheiro para não ter problemas com o Ebay e ter sua conta de vendedor cancelada ou limitada pelo Ebay. Os brasileiros abrem Dispute no Ebay mesmo tendo recebido o produto corretamente, pois sabem, ou sabiam, que iriam conseguir fraudar o sistema de Dispute do Ebay e aplicar o golpe no vendedor, ficando com o produto e o dinheiro pago pelo produto.

No entanto o mal caráter destes golpistas não parava por aí, aumentaram muito os casos dos compradores brasileiros que esperavam o vendedor postar a compra nos correios norte americanos e depois cancelavam a compra na operadora de cartão de crédito, desta maneira nem Paypal e nem vendedor viam a cor do dinheiro e uma vez o produto postado o único destino dele é chegar até o comprador, que ficava com o produto sem pagar.

Os vendedores de outros países não tinham como processar o comprador aqui no Brasil.

Nestas horas só resta ao brasileiros que negociam honestamente com vendedores estrangeiros sentir vergonha de ser brasileiro.

As medidas tomadas pelo Ebay contra os brasileiros foram bastante duras, colocando os compradores brasileiros na lista negra de negociadores do site, ou seja, para que todos os vendedores saibam que ao negociar com brasileiros o risco de levar um golpe é alto.

Para que o golpe não acontece os brasileiros foram incluídos em diversas restrições no Ebay.

- Se um brasileiro abrir 5 disputes ou solicitar 3 devoluções de pagamento por produtos e não conseguir provar que o pedido não é fraudulento ele vai ter a sua conta bloqueado no Ebay por 10 anos, e não adianta tentar abrir outra conta já que o Ebay exige o número do CPF do usuário para abrir conta no Ebay.

- Os usuários brasileiros que se cadastraram a partir de 01 de janeiro de 2013 não podem mais participar dos leilões no Ebay, ou seja, todos os produtos marcados com Bid não podem mais receber lances de brasileiros, eles somente poderão comprar produtos na modalidade Compre Agora (Buy it Now).

- Este novos usuários brasileiros também não podem solicitar o envio de produtos pelos fretes mais baratos e estão obrigados a pagar pelo rastreamento dos produtos a não ser que o vendedor abra mão desta opção para o comprador brasileiro, esta opção encarece bastante o frete e o que pode levar o produto a ser taxado quando chegar ao Brasil.

- As contas antigas de brasileiros com boas qualificações não foram afetadas ainda pelas restrições, mas se os problemas persistirem podem passar a ser limitadas também.


por joaostyx, fonte: Gps/Pezquiza


fonte:http://www.gamevicio.com/i/noticias/160/160305-ebay-toma-serias-medidas-contra-compradores-brasileiros-vergonha-para-o-brasil/index.html

Para aqueles que compram honestamente: ainda temos a esperança dos nossos "currículos" positivos  e nossos bons históricos de compradores.

Para aqueles que conhecem ou sabem de pessoas que agem desta forma desleal...devemos reprender e tentar corrigir , mostrando as consequências danosas que podem estar por vir.

E rezar ...sim...rezar....para que o Brasil não entre na lista negra dos países de maus pagadores.

vergonha !

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Parte da Biblia do vaping.....


 





BIBLIA DO VAPING  ptVapers

Parte 1: O Maravilhoso Mundo do Vaping
(Traduzido e adaptado de "The Wonderful World of Vaping: Version 2" por black_arrow)


A. Preocupações Iniciais
B. Porquê Mudar?
C. O que é o cigarro electrónico?


B. PORQUÊ MUDAR?

1. Primeiro que tudo, devido ao entusiasmo que ganhas ao entrar neste mundo - sabe melhor  :) , há muita escolha evariedade :) e é um gadget   :D .


2.
 Vais sentir-te melhor como vaper do que como fumador, pelo menos, é o que se passa comigo. Só tu poderás, no entanto, fazer a experiência e tirar as tuas conclusões.

3. Poupas mais, podes chegar a poupar muito mais de metade do custo dos cigarros analógicos que fumavas.

4. Apesar de poder ser um vício (ou não- também podes vaporizar sem nicotina), não é um vício "sujo"! Acabaram-se os dentes, unhas, dedos amarelos. Acabou-se a cinza e o hálito a tabaco. Acabaram as paredes de casa, cortinados, tapetes, etc, amarelados e sujos!

5. Podes vaporizar (não em qualquer local, mas) em muito mais locais e circunstâncias do que aqueles em que podes fumar.

  • Se deixaste de fumar em casa (devido a cheiros, sujidade, incómodo de outras pessoas), podes agora vaporizar! É uma grande vantagem, sobretudo se estiver mau tempo.


  • Muitos vaporizam no trabalho, pois os colegas e patrões não se importam, ou então realizam um vaping "stealth" (quando ninguém está a olhar ou retendo o vapor mais tempo para que nada seja visível na exalação).


  • A maioria dos restaurantesbares e cafés permite vaporizar. Na dúvida, pergunta...e prepara-te para dares umas explicações sobre cigarros electrónicos.


  • Há quem tenha vaporizado a bordo de aviões, no entanto, muita legislação começa a proibir que se faça em tais locais...


  • ...mas nos aeroportos já não deve haver problema, se necessário pede permissão a algum polícia e explica o que é.


  • E até podes vaporizar AQUI!!  ;D

6. É mais flexivel. Podes dar apenas uma ou duas vaporadas, sem "desperdiçar" o resto do cigarro... ou podes vaporar por meia hora de seguida sem intoxicares o teu corpo em nicotina, apenas pelo ajuste da "força do e-líquido".

7. Tem a sua subcultura própria, por exemplo, no ptVapers e noutros fóruns: sítios para falar e discutir com entusiastas e apaixonados pelo vaping, uns mais "malucos" que outros (no bom sentido  ;D ), partilhar experiências, etc.

ENCONTRO DE VAPERS 







Parte 3: O e-líquido
(Traduzido e adaptado de "The Wonderful World of Vaping: Version 2" por black_arrow)


Tão importante como o cigarro electrónico em si, é o e-líquido que lá colocamos. Os diferentes e-líquidos são comparáveis às diferentes qualidade de tabaco nos cigarros analógicos. Em relação ao e-líquido vamos analisar:

A. Níveis de nicotina

B. Sabores

C. Fabricantes / Vendedores
D. PG versus VG


A. NÍVEIS DE NICOTINA

1. Sem nicotina = 0 mg

Alguns vapers usam apenas este nível. Outros, utilizam e-líquidos sem nicotina nos intervalos das vaporizações com nicotina (em certos períodos do dia, quando se sentem satisfeitos com o nível de nicotina já inalado ou como modo de vaping mais "relax"). A maioria dos vapers que vaporizam sem nicotina, preferem e-líquido com sabores não tabaco: frutados/doces. 





2. Baixo = 6-8 mg

Normalmente, para aqueles que fumavam 1-5 cigarros por dia, os chamados "fumadores sociais".





3. Médio = 11-12 mg

Normalmente, para quem fumava entre 15 cigarros a 1 maço/dia, ou então, tabaco light.


4. Alto = 16-18 mg

Provavelmente, o nível certo para um fumador regular (maço a maço e meio/dia).


5. Extra - Alto = 24-26 mg

Provavelmente, o nível para um fumador pesado (2 maços por dia e/ou fumador de tabaco sem filtro). No entanto, 18 mg podem funcionar na mesma, especialmente se vaporizas muito também.

6. Ultra - Alto = 36 mg

Este nível de nicotina é mais usado para diluir com PG ou VG sem nicotina, poupando assim algum dinheiro. Há no entanto, alguns que o vaporizam sem diluição, o que não recomendo.


7. Não classificado = 48-60 mg ou mais 

Apenas para diluir. Corres o risco de te envenenar se vaporizas a este nível.


NOTA: Alguns fabricantes e vendedores de e-liquido saem, por vezes, fora desta escala (exemplo: alguns classificam 11-12 mg como nível baixo, outros possuem 14 mg como nível médio, etc).

B. SABORES
1. SABORES A TABACO

Não esperem que um e-líquido tenha o mesmo sabor e aroma que um cigarro analógico (a grande maioria de nós acha que sabe e cheira muito melhor), mesmo que o sabor do e-líquido tenha o mesmo nome de uma marca de tabaco.


Muitas vezes, os nomes são, deliberadamente, mal soletrados ou distorcidos, para evitar problemas de direitos protegidos pela marca. Consegues adivinhar a que marca de cigarros estas imagens aludem?


Na maioria das vezes, este e-líquido é chamado de USA-Mix (o mais popular- não confundir com USA-Made), Cowboy ou Western.

Outros e-líquidos com sabor a tabaco são: Virginia, Flue-Cured, Cuban Cigar, French Pipe, Turkish Blend... ou simplesmente "Tobacco".


Além dos sabores "básicos" a tabaco, também existem sabores a tabaco mais "complexos", os quais foram "melhorados" com adição de outros aromas, por exemplo: Menthol, 555 (frutos secos), Hilton (ligeiro doce, especiarias moderadas), DK-TAB (especiarias mais intensas), RY4 (doce com notas de caramelo e baunilha).


Citando o Don DaBoom Vape:

Citar
Gosto de começar as minhas sessões de vaping com um sabor básico de tabaco, continuar com um sabor mais complexo e intenso como o 555 ou DK-TAB, e finalizar com um sabor doce como o RY4.

Assim, há vapers que encontram 1 ou 2 sabores que lhes agradam e se cingem a eles. Outros há, que gostam de variar e usar e-líquidos diferentes em diferentes alturas e ocasiões.




CURIOSIDADES
RY significa Ruyan, o criador do RY4 (e primeiro fabricante de e-cigs).
No DK-TAB, DK significa Dekang (nome do fabricante de e-líquido) e TAB significa Turkish American Blend.

2. SABORES NÃO TABACO

Existem e-líquidos com sabores não tabaco, de quase tudo o que consigas imaginar:

  • Bebidas e Licores: coca-cola, chá verde, cappucino, whiskey, rum, lambrusco, champanhe, piña colada, bebidas tropicais, café, red bull...




  • Doces e Sobremesas: chocolate, menta, caramelo, cheesecake, gelado de baunilha, algodão doce, pastilha elástica, manteiga de amendoim...




  • Frutas: banana, uva, laranja, maçã, pêssego, morango, cereja, melão, melancia...




  • Frutos secos: amêndoa, avelã, coco...




  • Especiarias e Florais: rosa, jasmim, canela, gengibre...








  • Raros: galinha Kung Pao, dragon fruit (fruto exótico proveniente de um cacto), bacon com torradas...Até existe um líquido e-Cialis ;D (para quem não sabe, é um medicamento usado na impotência masculina).



NOTA: É dito que o homem prefere sabores a tabaco enquanto a mulher possui "dente doce", preferindo sabores doces e frutados. Será verdade??

C. FABRICANTES / VENDEDORES




1. CHINA

Antes de 2010, virtualmente, todo o e-líquido era fabricado na China por poucas companhias - principalmente a DeKang Biotechnology, sendo depois vendido por fornecedores chineses ou exportado para o ocidente. A myfreedomsmokes possuía uma das maiores selecções de e-líquido produzido na China.

Os fabricantes chineses criaram coisas impressionantes! Por exemplo, como é que conseguem extrair 2 aromas a tabaco diferentes e subtis, e quantidades controladas de nicotina, das folhas de tabaco? É muito difícil que algum amante de DIY ("Do It Yourself" - fabrico caseiro de e-líquido) consiga replicar isto! E quais são os ingredientes do RY4 (ou RY1, 2, ou 3...)?
Agora, um e-líquido 0 mg de morango, por exemplo, todos nós conseguimos criar!

2. USA / Europa

A maioria do e-líquido produzido no ocidente (América do Norte e Europa) era, simplesmente, composto por aromas "LorAnn Oils" misturados com bases de PG ou VG (e nicotina produzida na China) e vendidos a preços muito inflaccionados.

Os melhores deste grupo de fabricantes combinavam mais do que um aroma "LorAnn Oils" (e outros aromas secretos) para criar e-líquidos únicos e/ou saborosos, como por exemplo a Nhaler (mencionada anteriormente, com o seu "lung juice"), a Ms. T’s Bakery e os e-líquidos do Walrus’s Mad Scientist’s Laboratory, vendidos pela liquidxpress.

Muito poucos, como por ex: Intellicig (ECOPure) e Decadent Vapours, começaram do zero e criaram algo verdadeiramente especial, incapaz de ser reproduzido em DIY, com as limitações de material (e talento) que existem. Nestes casos, há sempre quem defenda que, realmente, merecem os preços mais altos que são cobrados. A Decadent Vapours (UK) foi muito elogiada, por ter criado/distribuído alguns dos e-líquidos mais esotéricos do mercado (ex: absinto, ylang ylang, roast beef...). Estes e-líquidos são agora vendidos nos 2 continentes pela Totally Wicked (USAUKES). Recentemente, também a Liberty Flights começou a comercializar estes líquidos.

Em 2010, foi o ano da explosão de e-líquido fabricado nos USA, por muitos mixers independentes, vendidos, por vezes, a preços razoáveis. A maioria deles são muito elogiados e possuem e-líquidos "deliciosos". Entre alguns destes novos criadores de e-líquido estão: Alien VisionsBackwoods Brew,CignotFreedomSmokeUSAGourmet VaporHaloTasty VaporVapor BombVapeRiteVapor Station,Viking Vapor, etc.

3. Portugal / Espanha

Este ano tem sido o ano que está a deixar muitos vapers portugueses felizes!!! Começámos a ter mais facilidade em adquirir e-líquido de qualidade: dos "nuestros hermanos" - Espanha (a grande maioria funciona como revendedor mas também já há alguns casos de produção própria), e também neste pequeno país à beira mar plantado - o nosso Portugal.

Destaco aqui algumas lojas espanholas que são presença assídua no fórum:
Solovapor: líquidos Inawera e líquidos Fiesta
Vaporis: líquidos Dekang
Vap-Spain: líquidos Dekang
Vapor...a saco!: líquidos Dekang, Hangsen e Inawera
Spain Cigar: líquidos Dekang e Liqua
The E-Liquid Factory: líquidos de produção própria
Yo Vapeo: líquidos da E-Liquid Factory, Dekang, Hangsen e YoVapeo
easyVap: líquidos Dekang e líquidos Joye
vaperdreams: líquidos Dekang, Janty, BestEcig e Cigar Clean
FumarMenos: líquidos Dekang

Em Portugal, apesar de termos um número menor de vendedores/fabricantes, também já temos escolhas de elevada qualidade. Também podem encontrar todas estas lojas na secção de Anúncios do fórum:
BestLiquidPT: líquido made in Portugal
2Smok: líquidos Dekang, 2smok e distribuidor recente dos líquidos premium Halo e, brevemente, Bloog
Elcigarrete: líquido made in Portugal
VDR Vapores: líquidos Dekang
Via Vapor: líquidos Deca
cigarrosemfumo: líquidos sem marca referida
Trilho de Essências: site em construção
D. PG versus VG

A nicotina e os aromas são os componentes que nos fazem "delirar" ;D, mas aquilo que é vaporizado (transportando a nicotina e os aromas) é o líquido base. Na maioria dos casos, este líquido base é o PG.


Algumas pessoas podem ser alérgicas ao PG, se o forem vão notar depressa e, habitualmente, não será nada de sério. Os sintomas variam, mas podem incluir: garganta seca e inflamada, dores musculares ou cãibras, diarreia, suores nocturnos, e comichões (normalmente estes sintomas não aparecem todos ao mesmo tempo nem todos na mesma pessoa). Se experienciares algum destes sintomas:

* Vai ao teu médico, se for algo mais do que um ligeiro desconforto e/ou persistem por vários dias.
* Consulta o tópicoLista de sintomas: abstinência do tabaco e a mudança para um E-Cig. Existem muitos sintomas "interessantes" que muitas vezes estão associados ao próprio acto de deixar de fumar, nada tendo a ver com o PG.
Experimenta líquidos 100% VG ou ECOPure (nome de marca de líquidos que consistem numa mistura de VG, ethyl maltol e nicotina, sem nenhum PG, considerados, supostamente, muito puros).


Mesmo que não sejas alérgico ao PG, podes preferir VG. O consenso é que o PG é responsável por maior "sabor" e maior "throat hit", mas o VG gera "mais vapor" (aqui também há quem defenda que ao gerar mais vapor, dará maior "throat hit"). A maioria dos vapers prefere uma mistura dos 2, em percentagens PG/VG que variam muito com o gosto pessoal: 70/30, 80/20, 60/40, 50/50.
É também sabido que o VG é mais viscoso que o PG. Isto permite adaptar-nos a várias situações: se quisermos um e-líquido mais fluído (por ex: no sistema tank) podemos escolher líquidos 100% PG ou com uma menor percentagem de VG; se quisermos líquidos mais viscosos (ex: atomizadores que "babam" muito) podemos escolher líquidos com uma maior % de VG.

Os e-líquidos VG não são tão prevalentes como os de PG, mas, cada vez mais, vão aparecendo no mercado. E cada vez mais, vão aparecendo fornecedores que nos permitem escolher a % PG/VG desejada.

========================================================
Agradecimentos para Cassyo e-cigforumbrasil.net

abraços