quinta-feira, 21 de março de 2013

Fio Kanthal d ribbon.

Olá amigos .

Hoje gostaria de falar sobre um  tipo de fio resistência : Kanthal d ribbon

Trata-se de um fio resistência , feito para confeccionar  e configurar uma resistência , mas diferente do fio NiCr ou o fio Kanthal " comum" , esse tem um formato diferente , ele é achatado, com um formato de uma fita.

Este da foto tem as seguintes especificações:

-Kanthal D Ribbon

max continuous operating temperature: 1300°C ..... 2372°F
resistance at 20°C: 31.0 Ohm/m ..... 9.45 Ohm/ft
width & thickness: 0.5mm * 0.1mm / 0.020" * 0.004"
alloying elements: Cr 22%, Al 4.8%.

Funcionalmente falando, ele me parece  que devido ao fato de ser em formato de fita , tem um contato com o pavio maior do que os fios tradicionais e com isso aumentando a produção de vapor, sempre quando o pavio encontra-se suficientemente molhado de líquido .

Quanto ao sabor , não notei muita diferença , transmite tranquilamente ...o que me agradou foi que não encontrei nenhum gosto de metal , muito encontrado em resistências recém feitas ,oriundo do fio a ser usado , parece que não precisa "amaciar" a resistência para se usar...e uma coisa muito boa que notei , foi que ele não aquece apenas nas pontas, e sim por inteiro.


Imagem das voltas ..nesta resistência , eu a montei sem uma medida especifica , apenas aleatoriamente cortei um pedaço de kanthal d ribbon e á reviria , dei algumas voltas ...e obtive uma ohms de 2,2 ohms.

Aqui a resistência devidamente molhada por juice e pronta para ser testada, usei para o teste o provari em 4,2 v e subi até 4,5v..com um líquido DIY Gold virgin de 12mg.
O atomizador usado foi o SattyS .

Ainda farei testes em atomizadores que utilizam mesh como forma de condução de líquido e sabor( the Did , Genisis, aga-t ..etc...)


inicio do vapor.

meio do vapor.

- Notei que a vaporada é muito mais suave e leve , comparado com resistência feitas com fio ditos "normais".

Aprovei a novidade e espero que esse texto ajude a tirar algumas dúvidas e se obter um pouco mais de conhecimento sobre este fio/ fita.

Pretendo no futuro melhorar um pouco mais a resistência diminuindo o espaço que fica entre o fio e o pavio, utilizando um objeto mais fino , como um clips aberto, por exemplo.

Deixo vídeo amador .

 
abraços 
E até a próxima.

3 comentários:

  1. Dario, sou aqui de morada nova ceara e tenho muitas duvidas sobre e-cig, sou novo nessa arte e a unica pessoa que eu sei que sabe de algo aqui no brasil é você, queria saber se você estava disposto a tirar minhas duvidas!
    se puder ja assim agradeço!
    se puder responde aêr : felipes2hana@live.com

    ResponderExcluir
  2. ola dario, onde consigo comprar esse kanthal?
    vitortorrão233@hotmail.com
    abç

    ResponderExcluir